Com a chegada da primavera e do verão, as crianças brincam mais ao ar livre e com pouca roupa. Como o calor favorece a multiplicação de insetos, neste período aumenta também o número de crianças com alergia as picadas de insetos. No momento da picada, o inseto injeta sua saliva na pele da criança. Se ela é alérgica, o local poderá ficar avermelhado e coçando muito. O efeito dura de 7 a 10 dias. A coçadura abre pequenas feridas e deixa manchas brancas que desaparecem em poucos meses. Em alguns casos, pode ocorrer infecção por bactérias, o que deixará uma ferida amarelada. A alergia começa quando a criança tem entre 1 e 2 anos de idade, e a pele vai ter “bolinhas” que pioram nos períodos de calor. Em alguns casos a coceira pode incomodar até para dormir.
O tratamento das picadas de mosquito envolve aplicação local de corticóides e uso de antialérgicos orais para alívio da coceira. Em alguns casos, faz-se necessário a aplicação de antibióticos tópicos; e nos casos mais graves antibiótico oral.
A alergia a picada de mosquito tem cura, e o tratamento é feito com vacinas dessensibilizantes, devendo-se consultar um Alergologista.
Av. das Américas 8585 - Sala 489, Shopping Vogue Square, Barra Da Tijuca, Rio de Janeiro