Seg - Sex 08hs às 17hs+55 (21) 3435-8227 / (21) 97721‑5240 / (21) 96669‑6849contato@fernadesdesousa.com.br

Nefrologia

Home > Nefrologia

Excelência no tratamento e prevenção

Informações e Tratamentos

Especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afetam os rins mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos e também nos rins.

Doença Renal Crônica

A doença renal crônica é a perda lenta e gradual das funções renais. Está associada a duas doenças de alta prevalência na população mundial : hipertensão arterial sistêmica e diabetes. Em sua forma avançada, o tratamento é constituido de terapia renal substitutiva ( hemodiálise e dialise peritonel) ou através do transplante renal. O acompanhamento nefrologico é indispensável em qualquer cenário.

Transplante Renal

É uma opção de tratamento para pacientes com doença renal crônica avançada. No transplante, o rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente com doença renal. O transplante proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes, assim como uma redução do risco de mortalidade quando comparado a paciente em terapia renal substitutiva, sendo hemodiálise ou dialise peritoneal.

Glomerulopatia

Grupo de doenças que acometem os glomerulos, que é uma estrutura microscopica existente nos rins. A presença de sangue e proteina na urina, edema, elevação da pressão arterial e piora da função renal são achados compativeis com diagnóstico. A avaliação do nefrologista é fundamental para definir a necessidade de biópsia renal, agilizando o diagnóstico e o tratamento.

Infecção Urinária

Bastante prevalente na população, especialmente em mulheres jovens e idosos. Pode ter uma evolução grave se não tiver o seu tratamento instituido de forma precoce. Deve ser acompanhada e investigada pelo nefrologista quando ocorrer de forma repetida, com a finalidade de evitar outras possíveis complicações e um dano renal permanente ao paciente.

Litiase Renal

Patologia que se definie pela formação de cálculos ( pedras) no trato urinário, podendo provocar diversas complicações : sangramento, infecção, obstrução do trato urinário e insuficiência renal. O nefrologista deve ser consultado para avaliar possiveis alterações no sangue e na urina com intuito de prevenir a formação de novos cálculos renais e orientar o tratamento de forma adequada.

Hipertensão Arterial Sistêmica

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica muito prevalente, um importante fator de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, doença coronariana, insuficiência cardiaca e renal. No Brasil é a principal causa de doença renal crônica. Adote uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos e tomar as medicaçoes receitadas corretamente.